sexta-feira, 13 de março de 2015

Pão e circo, e o fim da democracia.

Milton Aldana 13/03/2015


No Império Romano, após conquistar vastos territórios abrangendo o que hoje é toda a Europa, norte da África, parte da Ásia, dentre outros, as terras ocupadas ficaram tão alastradas que já não havia mas contingente para manter as fronteiras.


Ocorreu que todas essas áreas ocupadas a ferro, fogo e saques, produziu uma multidão de desterritorializados, e de pessoas mutiladas, feridos de Guerras, mendigos e pedintes originados das aldeias, povoados e reinos ocupados, e muitas dessas pessoas foram para as cidades grandes como Roma por exemplo, onde viam perspectivas de sobrevida.


 
Logo a elite dominante, se via incomodada, com os milhares de pobres que "infestavam" a cidade, a maioria doente, maltrapilha e faminta. Então o "Bondoso Imperador(a)" mandou construir o Coliseu, local onde promovia o ESPETÁCULO (CIRCO), que se apresentava na forma da arena onde Homens e animais se degladiavam até a morte, durante o espetáculo vil, eram distribuídos PÃES ao povo, que ali assistia o evento, esquecendo-se da sua miséria imediata ;sendo que tudo aquilo não mudaria em nada de significativo em suas vidas, sua condição de miséria continuaria, mas via naqueles momentos de entretenimento uma oportunidade de ser "feliz" bem como saciar um pouco da fome.



Atualmente as condições mudaram, porém a política é a mesma. O PÃO se apresenta na forma do salário mínimo, que mal dá para uma família se alimentar, o PÃO ainda vem na forma de BOLSA FAMILIA, AUXÍLIO GAZ, AUXÍLIO LEITE, entre outros “benefícios sociais”, e também nessas ajudas temporárias organizadas por entidades religiosas e segmentos sociais como no natal e páscoa.

Sabemos que isso não resolve a situação dos ajudados ou beneficiados, apenas, mantêm-nos refém e reforça a própria miséria, torna-os totalmente dependente e presa de fácil manipulação, humilhação e exploração de toda ordem.


Resumindo:

Alguma semelhança à política do Pão e Circo criada pelos antigos romanos?
...Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
Até quando suportar uma sociedade alimentada de ilusões, de um pão milagroso que promete alimentar, mas, que não faz além de preencher o vazio de dúvidas, que não nutre e não faz crescer.

O circo de idéias socialistas, maculadas e sorrateiras. 
O que deveria ser o pão da vida é o pão da discórdia , onde as fatias são divididas em frações igualmente desumanas.

Como ser público de um circo de mentiras?

O picadeiro esta cheio, porém vazio com a passividade de uma nação, que busca no pão e no circo uma maneira civilizada de enganar a fome , a tristeza e a ânsia de respostas contundentes e claras. 

Vivemos uma falta de nutrição, estamos anêmicos de conhecimento, de saúde, de educação e de justiça.  

Já o ESPETÁCULO, como controlador, manipulador e nivelador comportamental de massa se apresenta na forma de lixos televisivos e audiovisuais de cunho extremamente medíocre como os REALITY SHOW´S, NOVELAS, FUTEBOL, PROGRAMAS DE AUDITÓRIOS DOMINGUEIROS, COPA DO MUNDO, CARNAVAL e congeneres... ou seja, o método sempre foi o mesmo só mudou a forma.


Os governantes, a elite dominante, juntamente com os meios midiáticos de controle de massa sabem que para acalm

ar e direcionar o povo BASTA DISTRAÍ-LO, mantendo-o na mediocridade, ocupando seu tempo, bombardeando sua mente com conteúdos inúteis e fúteis, que nada acrescentam de substancial e que faça alguma diferença, fazendo com que esqueça de que seu salário está baixo (ou que está desempregado), que o deputado está roubando, que não há educação, segurança e saúde. É simples, AO POVO PÃO E CIRCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milton Aldana

Postagens populares

Powered By Blogger

Últimas do Omelete - Filmes

Phoenix

Phoenix
Temos a Phoenix em nossa alma;

Kibe Loco

Translate